Em convite ao engajamento pela conservação da floresta, a Natura inicia a semana de celebração do Dia da Amazônia (5 de setembro) com lançamento de filme e manifesto de Natura Ekos. Na campanha, assinada pela agência Africa, a marca defende que em meio aos índices alarmantes de destruição ambiental, não existe outra possibilidade senão a que preze pelo bem-estar humano E o bem-estar ambiental. Confira:
Desta forma, a Natura reforça a importância de uma nova era, a “Era do E”, em que um negócio só será bom se promover desenvolvimento em harmonia com o meio-ambiente e um produto só irá trazer benefícios pessoais quando oferecer também benefícios para o planeta.
Seguindo o conceito “Somos todos uma natureza só”, a comunicação busca conectar todos os seres vivos com a Amazônia, bioma que tem sido extensivamente devastado por incêndios de ações irregulares de garimpo e grilagem de terra.
“Natureza e humanidade compartilham a mesma realidade e fazem parte de um único organismo vivo e interdependente. Por essa razão, tudo o que acontece na Amazônia gera impacto na vida de todos, independentemente da distância”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura. A executiva lembra que o modelo de impacto positivo precisa ser adotado por indivíduos e organizações não apenas para manter a floresta em pé mas, também, para preservar a vida de todos os seres vivos.
“Somos todos parte de uma natureza só e, por isso, nossas ações refletem inevitavelmente na realidade do outro. A boa notícia é que o poder de mudança está em nossas mãos. E é exatamente esse convite para uma nova consciência e postura que pretendemos fazer ao longo de toda a jornada de comunicação de Ekos, incluindo a Semana da Amazônia”, complementa Sophie Schonburg, Diretora Executiva de Criação da agência Africa.
Recentemente, o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop) anunciou sua Visão 2030, o Compromisso com a Vida, que intensificará suas ações para enfrentar algumas das questões globais e contemporâneas mais urgentes, entre elas, a proteção da Amazônia. Entre os compromissos firmados constam como objetivo a conservação de 3 milhões de hectares até 2030 e a promoção de esforços coletivos para garantir o desmatamento zero desse bioma. Hoje, por meio de seu modelo de negócios, a empresa já contribui para conservação de mais de 1.8 milhão de hectares de terra, uma área equivalente a 12 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
A linha de produtos de cuidados pessoais Natura Ekos foi criada há 20 anos a partir de um modelo de negócios sustentável em parceria com as comunidades da região. A linha é uma das únicas do mundo a conquistar a certificação UEBT (selo internacional que atesta a prática de biocomércio ético) e já impactou positivamente a vida de mais de 5.000 famílias e colaborou para movimentar mais de R$1.8 bilhão em volume de negócios na região, comprovando sua viabilidade e relevância.
Ações e projeção de “incêndio” em parque de São Paulo chamam atenção para Amazônia
Na segunda-feira (31), um filme-manifesto será lançado na tv aberta. Posts temáticos também conectarão as redes sociais da Natura para a semana da Amazônia. Um takeover do perfil do LinkedIN do CEO de Natura &Co Latam está programado para aumentar a repercussão sobre o tema. Na sexta-feira (4), um novo filme será exibido no intervalo do Globo Repórter. Nesta data, um documentário sobre o bioma será exibido no programa jornalístico.
Por fim, no sábado (5), uma projeção visual de “incêndio” em grande escala será realizada em um parque de São Paulo. Projeções visuais de árvores amazônicas em prédios de São Paulo também serão realizadas na mesma data para conectar com a grandiosidade da floresta. A ação foi idealizada pela agência Africa e serárealizada pela artista visual Roberta Carvalho.
FICHA TÉCNICA
Título: Somos Todos Uma Natureza Só
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Ekos
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Sophie Schonburg
Direção de Criação: Phil Daijó / Carolina Velloso
Criação: Eduardo Ferraz / Gustavo Giorelli / Ricardo Montes / João Pedro Ferreira
Atendimento: Verônica Gordilho Araújo / Caroline Fadel / Juliane Shizuko, /Greta Rodrigues / Vitória Medauar
Planejamento: Gisele Sakamoto / Priscila Meldonian / Douglas Godoy / Bárbara Rolim
Mídia: Rodrigo Famelli / Luciana Prado / Juliana Mol / Fernanda Martins / Lais Folsta/ Maria Fernanda Nuncio / Renata Pi
Produção Agência: Rodrigo Ferrari /Mariana Hermeto / Eduardo Machado
Produtora de Imagem: Iconoclast
Direção: Ian Ruschel / Fernando Nogari
Produção executiva: Gregory Bogossian / Henrique Danieletto / Alonso Sperb
Coordenação de produção: Andre Bauer
Diretor de Fotografia: Maurício Padilha
Diretor de Arte: Magdalena Arrieta
Montagem: Marcelo Vongelar / Francisco Antunes
Coordenação de pós-produção: Priscilla Paduano
Finalizador: Daniel Amaro
Pós-Produção: Finalização Prodigo Filmes
Produtora/som: ybmusic
Atendimento/som: Paulo Calia
Produção/som: Paulo Beto / Paulo Calia
Locução: Graça Cunha (BR)
Aprovação/cliente Natura: Andrea Alvares / Maria Paula Fonseca / Fernanda Rol / Carlos Pitchu / Ana Carolina Soutello / Renato Winnig / Claudia Pinheiro / Viviane Franjose / Louise Martins