Skip to main content

Cannes Lions Live, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho, recebeu 29.074 projetos – distribuídos em 90 países e territórios.

Em 2019 a organização contabilizou 30.953 inscrições divididas entre 89 países. No ano passado, a premiação foi interrompida devido à pandemia enfrentada mundialmente, logo em 2021 o número de trabalhos superou as expectativas da entidade.

A análise inicial do festival já comprovou os ganhos de espaço que a transformação digital e o online têm adquirido no mercado publicitário. Além disso, as marcas continuam investindo em criatividade como ferramenta de inovação, e em paralelo, cresce significativamente a inserção de agências e produtoras independentes no universo competitivo.

Simon Cook, Diretor Executivo, LIONS, disse que este é um momento para a indústria “refletir, mas também olhar para frente”. Ele continuou: “reunir essa massa de trabalho de todo o mundo para apresentar aos nossos júris é sempre um momento emocionante para nós. O trabalho nos dá um primeiro retrato da indústria, antes que nosso júri de especialistas assuma a tarefa de premiar o trabalho que estabelecerá o novo referencial criativo”. Simon complementa ressaltando que este é um momento muito esperado, e o trabalho ao longo de dois anos conta uma história sobre a forma mutável da criatividade durante a pandemia global, mostrando o poder da criatividade como um veículo para a mudança.

Os dados demonstram que o esforço pela publicidade moderna vem de uma combinação ampla de participantes, diferente dos anos anteriores de evento. Os números revelam como as marcas passaram a investir continuamente em criatividade, enquanto as inscrições de agências independentes aumentaram 14% e as produtoras, 19%.

O recém-lançado Creative Business Transformation Lions – hub de celebração à criatividade que impulsiona os negócios – teve um primeiro ano forte, indicando que as empresas criativas agora são solicitadas a resolver problemas reais de negócios, com pensadores criativos aplicando cada vez mais suas habilidades a propostas como um todo. Da mesma forma, o Titanium Lions – categoria responsável por reconhecer trabalhos inovadores com ideias provocantes, que desafiam fronteiras e inspiram inveja – tiveram um grande envolvimento este ano, com 15% a mais de inscrições do que em 2019.

Com a pandemia global causando uma mudança nas experiências do mundo real o digital teve sua adesão acelerada, e com isso, outros Lions alcançando engajamentos mais consistentes, como no caso do Social & Influencer Lions com aumento de 14%, e do Creative eCommerce Lions, com aumento de 12% ano após ano. Esse fato sugere às empresas mudarem seus planejamentos para uma realidade de estratégias a curto prazo, em face de circunstâncias sem precedentes, o trabalho que se baseia na estratégia e resultados de longo prazo perdeu boa parte de sua eficiência e efetividade. Um reflexo disto é acompanhado com as inscrições no Creative Effectiveness Lions, que caíram 38%, e no Creative Strategy Lions com queda de 20%.

Susie Walker, vice-presidente de prêmios LIONS, disse: “Durante o Cannes Lions Live, planejamos mergulhar no trabalho como nunca antes. Nosso conteúdo inclui premiações diárias de Cannes, onde os vencedores serão anunciados pela primeira vez; The Debriefs, uma série de entrevistas com todos os 28 presidentes do júri em suas cidades em todo o mundo para analisar o trabalho vencedor; e um estúdio de dados que irá rastrear as entradas vencedoras ao vivo, fornecendo uma visão e análise diárias regulares em uma escala que não entregamos antes.” Susie complementa: “estamos entusiasmados em retornar a referência criativa global por meio do Lions e nos aprofundaremos ainda mais no trabalho e nos vencedores quando publicarmos o Relatório de Criatividade LIONS anual no final do ano.”

Membros do júri de todo o mundo estão se reunindo remotamente para julgar, discutir e premiar os Leões. As listas de seleção para Innovation LionsTitanium Lions e Glass: The Lion for Change já foram lançadas aqui; as 25 listas restantes serão lançadas a partir do dia 19 de junho. Os vencedores do Lions serão revelados em uma série de shows transmitidos ao vivo durante o Cannes Lions Live. Veja a programação completa aqui.

Os passes digitais para o Cannes Lions Live estão disponíveis para compra autônoma, e todos os associados do LIONS recebem acesso gratuito como parte de sua associação. Veja a agenda de conteúdo e compre seu passe aqui.

Leave a Reply