Skip to main content

Roberto Sá Filho, pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM, e professor-parceiro da Brasília Marketing School (BMS), dá dicas de como fazer o processo brainstorming para se obter boas ideias:

1- Evite julgamentos

Roberto explica que um dos principais pontos de um bom Brainstorming é evitar o julgamento. A pressa no julgamento leva ao descarte de ideias que poderiam ser base para outras melhores, e até ser o início da solução. O ideal é dividir o processo em dois: o Brainstorming e somente depois o julgamento e seleção das ideias. “No início, muitas ideias podem parecer um tanto simplistas ou até estranhas, mas não devem ser evitadas ou repreendidas”, expõe o especialista.

2- Desarticule as hierarquias

Um erro muito comum nessa técnica é a presença de hierarquia. As  figuras superiores, quando não gera julgamento, gera o medo do julgamento. “Em um processo de explosão criativa, todos devem ter a mesma liberdade e oportunidade de sugerir ideias. A presença de figuras superiores pode acabar por suprimir isso”, defende o especialista.

3- Trabalhe no foco

“Acredito que todo profissional que lida periodicamente com o Brainstorming já deve ter percebido na facilidade da conversa andar para outros caminhos que não sejam o de encontrar a solução”, aponta Roberto. Segundo ele, o foco é extremamente importante para evitar que os brainstormings sejam sinônimo de longas reuniões de bate-papo improdutivo.

4- Não se apegue às suas ideias

O Brainstorming é o momento de exposição e criação de possibilidades, então é importante ter um pouco de desapego. “Se você se agarrar à sua ideia, o processo é interrompido e abre margem para julgamentos. A ideia é criar, combinar e analisar diversas possibilidades”, argumenta o professor.

5- Esteja preparado

“Por mais livre que seja o processo de Brainstorming, ele deve ser baseado em conhecimento sólido”, adverte Roberto, pontuando que o problema a ser solucionado deve estar muito claro para toda a equipe. “Todos devem ter tido tempo para se debruçar sobre o problema e estudar os temas que podem ser pertinentes. Conhecimento e reparação são fundamentais”, pontua.

Processos Criativos

Contudo, o Brainstorming é somente uma das diversas técnicas de solução de problemas de forma criativa que podem ser estudadas e treinadas. “Não podemos esperar que o insigne criativo seja um ‘milagre’”, ressalta Roberto. “Por exemplo: no curso de Processos Criativos da BMS podemos experimentar que a chance de se conseguir um resultado satisfatório é muito maior quando há o treino de processos mentais que levam às respostas e são aplicadas ferramentas, como o Brainstorming, da forma certa”, explica o professor-parceiro da instituição, ressaltando que, apesar de haver certa ligação entre a criatividade e algumas áreas como a comunicação e as artes, o mercado exige profissionais criativos em todos os setores.

Movida lança “Vá de Boa” em prol de um trânsito mais seguroCampanhas

Movida lança “Vá de Boa” em prol de um trânsito mais seguro

RedaçãoRedação18/05/2021
Burger King reforça o orgulho LGBT+ com colaboradoresAnunciantes

Burger King reforça o orgulho LGBT+ com colaboradores

RedaçãoRedação02/06/2021
O Boticário aposta no fim dos rótulos para relançar InsensatezCampanhas

O Boticário aposta no fim dos rótulos para relançar Insensatez

RedaçãoRedação11/04/2017

Leave a Reply