Após perceberem uma tendência do mercado brasileiro, a Promo de Bolso, startup especializada em estratégias de tecnologia para promoções, e a Transfeera, fintech de automação de pagamentos e validação bancária, anunciam a CashBack Promo, uma joint venture focada em oferecer aos anunciantes uma solução completa de TI para ativações promocionais que envolvam cashback — devolução de dinheiro ao consumidor quando ele adquire um produto.

Segundo Guilherme Galletti, VP de Novos Negócios da Promo de Bolso, o momento atual de pandemia reforçou o compromisso social das marcas e aqueceu o mercado de promoções no formato de cashback. “Este longo período de pandemia que estamos vivendo, mudou a vida e comportamento do consumidor, inclusive nos hábitos de participação em promoções. Segundo diversas pesquisas divulgadas nos últimos meses, o cliente espera ajuda das marcas com descontos e recompensas para o consumo dos produtos. Isto se deve principalmente às dificuldades de deslocamento ou financeiras causadas por este período crítico. As marcas se engajaram em campanhas do tipo “fretes grátis” para que o consumidor ficasse em casa e descontos ou devoluções de dinheiro, como forma de ajudar o consumidor no momento da compra”, destaca o profissional.

Em apenas dez meses, a joint venture já possui diversas promoções em seu portfólio para marcas como TRESemmé (Unilever), Intimus (Kimberly-Clark), Carolina (General Mills), Brastemp (Whirlpool), Ypê entre outras. Mais duas campanhas estão previstas para serem lançadas em setembro.

“Com a CashBack Promo, criamos a estrutura ideal que o anunciante precisa para colocar no ar uma promoção nacional, garantindo o dinheiro na conta do consumidor em até 2 horas, após a solicitação e validação da compra. Estamos disponibilizando uma estratégia de comunicação e vendas, que é tendência, está inovando o mercado brasileiro e é muito utilizada no mercado americano, no entanto, aqui ainda era difícil trabalhar com cashback por falta de ferramentas e tecnologia para grandes promoções e pelo fato de ser proibido distribuir dinheiro como prêmio. Esta lei ainda vigora nas promoções autorizadas, mas há um novo entendimento que o cashback não precisa de autorização.”, garante Richard Ferraresi, CEO da Promo de Bolso.

A Promo de Bolso disponibiliza as mais modernas e inovadoras ferramentas de TI, oferecendo segurança e zero fraude, através da eliminação de qualquer contato manual aos dados pessoais e bancários do consumidor, com garantia de compra e código de verificação pela nota fiscal eletrônica. Além disso, a empresa tem toda a estrutura para criação de sites, backoffice Business Intelligence (BI).

Já a Transfeera, atua desde 2017 automatizando a rotina de pagamentos de empresas para diferentes fornecedores, gerando economia e desburocratizando as transações entre bancos. Disponibiliza ao mercado duas soluções: uma de payout e outra de validação bancária, que verifica a autenticidade dos dados de consumidores para proporcionar maior segurança para as transações financeiras.

A CashBack Promo aponta as principais vantagens de promoções aliadas ao produto, como por exemplo:

  • Não se trata de desconto, mas sim de devolução de parte do dinheiro investido pelo consumidor em sua conta bancária. É um compromisso do anunciante e não do varejista.
  • Experimentação ou samplingdigital. O consumidor experimenta e recebe o dinheiro de volta.
  • Lançamento de produto: consumidor leva o produto para casa sem gastar nada. É uma forma eficiente para que as pessoas conheçam o produto.
  • Aumento da força na negociação do trade com o ponto-de-venda.
  • É possível analisar o perfil do consumidor e ao mesmo tempo estar em compliance com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

“Desde a primeira campanha realizada em conjunto com a Promo de Bolso, para a Unilever, não vimos ali um cliente, mas sim um parceiro com visão ousada e inovadora. A Promo de Bolso é especializada no mercado de campanhas, tem expertise, know-how e boas histórias de sucesso. Construímos juntos essa parceria para simplificar a entrada de novas campanhas e clientes. As expectativas estão altas, em um segmento que se mostra aquecido e competitivo”, comenta Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera.