Você já imaginou poder comprar o mesmo modelo de guitarra usada por Cazuza em “Exagerado”? Ou ainda, o microfone similar utilizado por Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, na icônica “The Trooper”? E se essa experiência de compra fosse feita dentro das próprias músicas, enquanto você escuta esses sucessos? Essa é a proposta do Decifrei (http://www.deezer.com/app/
A plataforma oferece um modelo inédito de compra de instrumentos musicais, combinando entretenimento, tecnologia e técnicas de user experience.
Usando como base sucessos nacionais e internacionais de grandes estúdios, entre eles, as gravadoras Universal, Sony e Warner, o recurso mobile apresenta instrumentos originais ou semelhantes usados por artistas como Anitta, Metallica e Queen e sugere a compra no superapp do Magalu enquanto os usuários aproveitam algumas de suas músicas favoritas. Os instrumentos estão sujeitos a disponibilidade de estoque.
“Durante o isolamento social, temos acompanhado o aumento das buscas por instrumentos musicais na internet. O aprendizado de novos instrumentos é uma maneira de descompressão e relaxamento. Com o Decifrei, conseguimos resolver essa tensão e demanda de quem passa mais tempo em casa, e de quebra trazemos entretenimento e novas descobertas para o público”, destaca Rafael Montalvão, diretor de marketing e-commerce do Magalu.
Experiência e entretenimento
O Decifrei traz seleções de diversos gêneros com curadoria exclusiva e oferece uma experiência semelhante ao de ouvir músicas no streaming. Por meio de uma aplicação criada em parceria com a Deezer, o usuário acessa o recurso de duas maneiras: na própria home da Deezer ou via link direto (http://www.deezer.com/app/
“A descoberta já faz parte do DNA dos usuários da Deezer e a proposta da ação está super alinhada com este comportamento. Em parceria com o nosso time global, desenvolvemos um projeto customizado trazendo uma experiência de compra literalmente dentro de grandes hits da música”, ressalta Stefan Habergritz, head de publicidade da Deezer Brasil. “Com curadoria exclusiva, tecnologia e desenvolvimento de integração, embarcamos desde o primeiro momento na execução da ideia que traz um novo mundo de experiências de compra para o Magalu”.
A experiência marca oficialmente a estreia da categoria de instrumentos musicais do Magalu. Com portfólio que soma mais de 110 mil produtos e mil sellers, a seção contempla marcas tradicionais do cenário musical como Gibson, Fender, Shure, entre outras.
Com proposta inédita no mercado de varejo digital, o projeto traz uma evolução da experiência de compra no mobile. Para Daniel Schiavon, diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil, a iniciativa vai ao encontro da estratégia do Magalu para o seu superApp, sofisticando e inovando a maneira como as pessoas consomem no e-commerce da marca. “Nada mais genuíno para marcar o lançamento da nova categoria de instrumentos no Magalu do que a própria música. Usamos os principais hits nacionais e internacionais não apenas como inspiração, mas literalmente como plataforma de vendas e experiências sonoras”.
Além da plataforma digital, o projeto contempla também uma animação que narra a experiência imersiva de um personagem ao acessar o Decifrei. Abordando os principais estilos musicais, como soul, jazz, rock e samba, o filme conduz os usuários a uma viagem surrealista repleta de sons e cores em busca de novas descobertas.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Decifrei by Magalu
Cliente: Magalu
CCO: Félix del Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen, Daniel Schiavon
Head of Art: Ricardo Leme Lopes
Diretor de Criação: Teco Cipriano, Mathias Almeida
Diretor de Criação Associado: Breno Rodrigues
Redatores: Ygor Silva, Guilherme Rio, Bê Brandão
Diretores de Arte: Thomaz Maksud, Jhonny Quinto, Nayla Alana, Amanda Peccini
Diretora de Operações: Daniela Paris
Diretora de Atendimento: Roberta G. Meschiatti
Executiva de conta: Raíra Ferrabraz
Diretor de mídia: Thiago Ferraz
Produção: Tania Garcia, Vanila Fernandes, Henrique Coleti e Tatiane Ramos
Produtora: Dirty Work Factory
Direção: Gustavo Leal, Faga Melo
Produção executiva: Ito Andery, Hwirati Gibin
Produção: Jéssica Sales, Ito Andery, Hwirati Gibin, Antonela Castro
Atendimento: Karima Ruhmann
Direção de animação: Jefferson Lima, Caique Moretto
Direção de arte: Felms
Produtora de Áudio: Jamute
Produtora 3D: Studio Boreal
Head de Publicidade Deezer: Stefan Habergritz
Programação e desenvolvimento: Deezer e Base Digital
Operações Branded Content: Marion Apere
Aprovação cliente: Rafael Montalvão, diretor de MKT E-commerce, e Pedro Alvim, gerente de branding.