A marca Nivea tem a missão de transformar milhares vidas por meio do cuidado do toque humano. Presente há 110 anos na história de muitas gerações, a marca tem um olhar especial para o público idoso nesta jornada e, hoje, 1º de outubro, Nivea celebra o Dia Internacional do Idoso com parcerias importantes para melhorar a qualidade de vida de milhares de idosos e cuidadores pelo Brasil.
O propósito de Nivea foi embasado em estudos clínicos proprietários que atestam os benefícios do toque humano para a saúde física e mental. Com isso, a marca selou parcerias com ONGs em projetos que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas por meio de capacitação e cuidado. Parceira da Nivea há mais de dez anos, a AACD também presta assistência e reabilitação a idosos. Com a marca, a organização irá desenvolver programas de terapias convencionais (fisio aquática, terapia ocupacional e psicologia) e diferenciadas (arte terapia, dançaterapia e musicoterapia) para melhorar a qualidade do envelhecimento.
O Instituto Velho Amigo, cuja missão é contribuir para a inclusão social de idosos em situação de vulnerabilidade, se junta ao propósito de Nivea com o projeto A Essência do Cuidar. O intuito é fortalecer a rede de acolhimento da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento de corpo técnico de um Núcleo de Convivência de Idosos em Heliópolis e de 22 organizações da rede de acolhimento da região metropolitana de São Paulo. Por meio da formação de cuidadores e de atividades com idosos, o Instituto Velho Amigo promove um envelhecimento saudável com autonomia, dignidade e integração em um ambiente acolhedor.
Uma das organizações contempladas pelo projeto A Essência do Cuidar é o Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Itatiba (SP), município onde a Nivea tem fábrica. Com eles, a marca também irá apoiar ações de fortalecimento institucional e manutenção estrutural e financeira, valorizando a formação dos educadores que trabalham na instituição. “Queremos fortalecer e dar visibilidade a pessoas, projetos e organizações que encontram na essência do toque humano uma oportunidade para melhorar a saúde mental, física e social de quem mais precisa”, comenta Andréa Bó, diretora de Marketing da Nivea.
Mensagens para os consumidores
Nesta sexta, Nivea leva a importância do envelhecer bem para as redes sociais em uma iniciativa que vai levar esta conversa para os consumidores. Em seu perfil no Instagram (@niveabrasil), convida a cantora Teresa Cristina (@teresacristinaoficial), influenciadora da marca, para falar sobre a data e a parceria com as ONGs.
Ainda, influenciadores idosos compartilham suas memórias afetivas e suas experiências de vida com Nivea. Vovó Izaura Demari (@voizaurademari), dona Dirce Ferreira (@donadirceferreira), dona Coracy Arantes (@blogdacora), dona Zuleide Lima (@zuleideazevedolima) e seu Anesio Fiori (@meuavoanesio) relembram histórias cheias de carinho e mostram que todos têm o direito de sonhar e, sobretudo, de realizar e ser feliz.
A força da população idosa
Segundo o IBGE, hoje, há mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos no Brasil, população superior à de crianças com 9 anos. Em 2050, teremos cerca de 68 milhões de idosos no país, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deixando o Brasil em 6º lugar no ranking de população idosa.
A década de 2021-2030 foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década do Envelhecimento Saudável, pois, viver mais não significa, necessariamente, viver melhor. Para isso, a organização faz um alerta e traz pontos importantes de sensibilização para preparar a pessoa idosa para as diversas fases do envelhecimento e promoção de capacitação e serviços de apoio a essa população. As ações incluem mudança na forma de pensar, sentir e agir com relação ao envelhecimento; garantir a promoção das capacidades das pessoas idosas; entregar serviços de cuidados integrados e atenção primária à saúde e proporcionar o acesso a cuidados de longo prazo.
A solidão, potencializada pela pandemia, aumenta as chances de idosos desenvolverem doenças em até 40%. Neste sentido cuidadores têm papel importante no bem-estar de seus pacientes, mas também sofrem grandes pressões e a conversa sobre envelhecimento com dignidade e combate ao etarismo se torna cada vez mais necessária na sociedade. “Entendemos que dialogar com os cuidadores é um caminho para gerar qualidade de vida para quem cuida e para quem é cuidado”, diz Andréa.
Na jornada de propósito de Nivea, a marca irá construir uma história verdadeira, consistente e de longo prazo que, além de levar o cuidado para o corpo e pele, deixa um legado de combate ao isolamento, a depressão, a exclusão social. Nivea acredita que por meio do toque humano é possível gerar empatia, aproximar realidades, ampliar a senso de comunidade e melhorar a saúde e bem-estar das pessoas.