Idealizada pela Ogilvy, a campanha demonstra como a liderança da Petrobras faz com que a transição energética justa já seja parte da vida dos brasileiros.
Filmes, spots e mídias digitais interativas englobam a estratégia da campanha.
A Petrobras estreia uma nova campanha publicitária criada pela Ogilvy, com o conceito “Já faz parte da sua vida”, que busca aprofundar o entendimento sobre o que é uma transição energética justa, movimento que lidera o país. Três filmes de 30” retratam de forma tangível como essa transição já está presente no cotidiano dos brasileiros: o primeiro, focado em produtos, são dados como a exemplo a Podium, a primeira gasolina carbono neutro do país, o Diesel R – que é produzido com parcela renovável como óleo vegetal e o próprio gás que chega mais limpo ao fogão das famílias. Também há um filme dedicado à pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis como o combustível sustentável de aviação e o hidrogênio. E um último filme dedicado a projetos socioambientais, com destaque para o projeto peixe-boi marinho e a recomposição de florestas. A campanha está sendo veiculada em todo o Brasil.
A estratégia da Ogilvy utiliza mídias diversificadas para maximizar o impacto. Além dos filmes publicitários para TV e internet, serão veiculados spots de 30” em plataformas de streaming, que usam trilhas sonoras e sons ambientes para evocar familiaridade, como o som de uma comida fritando no fogão e de motoristas nas. ruas, ressaltando a presença da sustentabilidade em momentos corriqueiros. A campanha também explora mídias digitais interativas, incluindo quizzes temáticos em plataformas digitais, permitindo que o público se identifique com personagens da transição energética, além de ações com influenciadores.
“Entendemos que era importante demonstrarmos como a transição energética justa já é algo que faz parte da vida dos brasileiros. Trata-se sim de um compromisso com o futuro, mas que já traz benefícios concretos para o nosso presente. A Petrobras lidera nesse processo de forma gradual e inclusiva, atenta às condições atuais da sociedade”, diz Ana Cláudia Esteves, gerente de Publicidade e Mídia da Petrobras.
“Muita gente não sabe, mas a Petrobras é líder na questão de transição energética no país, com inúmeros projetos já implementados por todo o Brasil. Essa campanha tenta trazer esse lado da marca que pouca gente conhece, mas que, com certeza, deveria conhecer”, destaca Rafael Donato, CCO da Ogilvy Brasil.
A campanha adota uma estética renovada, com recursos como animações em computação gráfica que se fundem em live action para garantir uma boa presença da marca – que abre os comerciais se revelando como o ponto de partida de onde se passam as situações.
A Petrobras tem conquistado excelentes resultados quanto à favorabilidade da marca em questões como competência técnica, inovação e brasilidade, inclusive tendo conquistado Prêmio Top Of Mind 2024 como a marca que melhor representa o Brasil.
Assista aos filmes aqui: Combustível mais sustentável: já faz parte de sua vida
FICHA TÉCNICA
POSICIONAMENTO 2º SEM.
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Já Faz parte da sua vida
Cliente: Petrobras
Produto: Institucional
CCO: Rafael Donato
Direção de Criação Executivo: Mathias Almeida
Direção de Criação: Eduardo Doss
Redação: Roberta Magalhães, Alan Sa, Rodrigo Verissimo
Direção de Arte: Johann Stancik, Giovanna Perelli, Bianca Lontro
Motion: Ederson Vendramini
Atendimento: Luis Carlos Franco, Fernanda Gorgatti, Natalia Medeiros, Luiz Pires, Renata
Flores, Priscilla Gonçalves
Diretora de Produção: Fabiola Thomal
Produtora Executiva: Jordana Ribeiro e Francini Santiago
Planejamento: Thais Frazão, Daniel Marques, Fabio Rio
Mídia: Thiago Ferraz, Silvia Tajiki, Renata Vasconcelos, Raquel Pereira, Ranny Fernandes,
Camila Rodrigues, Vinicius Bicudo.
Data: Viviane Sbrana, Michelle Lins, Fabiana Dalla e Julio Rena
Aprovação Petrobras:
Luís Fernando Nery, Ana Cláudia Esteves, Arthur Ferreira, Mariana Bieler, Pedro Zamberlan,
Rodrigo Pinto, Marcos Vailan.
PRODUTORA IMAGEM: Saigon
Diretor: Ricardo Carelli
Produtores Executivos: Marcelo Altschuler, Carol Pessini
Head of Sales and Strategy: Victoria Scaff
Atendimento: Bruna Chamlian, Fernanda Mormanno, Patricia Aguiar, Giovanna Saad, Karin
Diniz
Coordenadora de Produção: Katiucia Soares
Assistente de Coord. de Produção: Thalita Machado
Diretor de Fotografia – Filmes "Negócios" e "Novas Fontes": Will Etchebehere, Flávio Zangrandi
Diretor de Fotografia – Filme "Socioambiental": Will Etchebehere, Danilo Arenas
Drone: Tasca, Renato Passarelli
Diretora de Arte: Manoela Clemente
Assistentes de Direção: João Leonel, Felipe Luisari
Diretor de Produção: Tadeu Piantino
Figurinista: David Parizotti
Produtora de Casting: Flavia Cocozza
Produtora de Locação: Gabriela Salgado
Produtora de Objetos: Paty Di Giorgio
Maquiadoras: Marcella Leme, Tatiana Manfrin, Manuela Monteiro, Julianna Mota, Camila
Hayasaka
Coordenação de Pós-produção: Rodrigo Parente
Finalizador: Dudu Galvão
Montador: Kaue Kabrera e Jean Battistini, AMC
Cor: Psycho
Finalizadora: Lothus
Produtora de Som:
PRODUTORA DE SOM: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e Charly Coombes
Locução Negócios: Olimpia Alves
Locução Socioambiental: Paulo Sérgio Menezes
Locução Novas Fontes de Energia: Daiane Brandão
Engenharia de som: André Melges, Eduardo Barbosa, Marcelo Filho e Otávio Bertolo
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Juliana Pompeu
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Carol Oliveira
PRODUÇÃO FOTO
Fotografo: Ricardo Barcellos
Assistente: Humberto Felga e Rafael Berezinski
Produção Executiva e Atendimento: Thais Sanches
Make/Hair: Walmir Sparapame
Produção de Elenco: Carol Gatti
Produção de Figurino: Eleonora Botelho
PÓS-PRODUÇÃO
Produtora de imagem: STUDIO BOREAL
Atendimento: Marjorie Oliveira
Coordenação de Produção: Bruno Wilk
Pós-produção: Giovanny Gava, Camila Heuschkel
3D: Mazola Rímoli