A BSA|The Software Alliance, principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional, divulga os cinco pilares que devem nortear empresas e governos para que a inteligência artificial seja desenvolvida de maneira responsável.
“Soluções de inteligência artificial são uma promessa de aumento de qualidade de vida e resolução de problemas até então insolúveis”, diz o country manager da BSA no Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva, conhecido como Pitanga. “A tecnologia já está levando a melhorias em áreas como saúde e educação e tem aumentado a produtividade e a competitividade de negócios em diversos segmentos, estendendo o seu alcance a todos os setores”, acrescenta.
Conheça os cinco pilares necessários para o desenvolvimento da inteligência artificial:
1. Construção de confiança nos sistemas de IA
A BSA apoia os esforços da indústria para fornecer aos usuários de sistemas de IA as informações necessárias para gerar confiança de que esses sistemas estão operando conforme o esperado. Facilitar o aumento da compreensão e promover a confiança no uso das tecnologias de IA é uma prioridade importante.
2. Política de inovação de dados
O aumento exponencial dos dados, combinado com o incremento do poder da computação remota e o desenvolvimento de algoritmos mais sofisticados, permitiu avanços tanto no machine learning quanto na IA. A capitalização desses recursos para facilitar o desenvolvimento da IA requer políticas de inovação de dados que (1) assegurem que os dados possam circular livremente através das fronteiras, (2) garantam o acesso aberto aos dados do governo, (3) facilitem o desenvolvimento de serviços de dados de valor agregado, e (4) mantenham políticas de concorrência previsíveis e neutras em termos de tecnologia.
3. Cibersegurança e proteção de privacidade
Novas tecnologias trazem riscos que antes não existiam. Não é diferente com a IA, que pode abrir caminho para ameaças de cibersegurança e privacidade. A BSA defende políticas que fortaleçam medidas de segurança e respeitem as escolhas dos consumidores, garantindo a capacidade de oferecer produtos e serviços sob medida.
4. Pesquisa e desenvolvimento
Investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico são fundamentais para continuação do avanço da IA e do crescimento econômico gerado por ela. Esses esforços devem incluir investimentos públicos de longo prazo, que poderiam desvendar novos insights.
5. Desenvolvimento da força de trabalho
O crescimento tecnológico tem proporcionado novos tipos de emprego em todos os setores da economia, o que demanda o desenvolvimento de um novo conjunto de habilidades. Essa tendência deve se manter em basicamente todas as áreas. Por isso, os setores públicos e privados, assim como a academia, devem pensar em políticas que preparem as próximas gerações para empregos do futuro e permitam que a atual força de trabalho faça uma transição tranquila para a nova realidade.