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Desde 2018, quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, a Bullet trabalha adaptando seus negócios e seus processos internos para estar sempre em conformidade legal e com as boas práticas comerciais, respeitando as normas de Compliance, por meio de seu próprio Código de Ética e Conduta, e respeitando o Código de Ética de seus clientes e parceiros.

Para se manter adequada à LGPD, a agência implementou um mapeamento dos dados pessoais que transitam dentro de seus controles e processos. A preocupação é identificar minuciosamente onde estão, quanto tempo estarão disponíveis e quem tem autorização para acessá-los. São dados dos próprios profissionais da agência, dos consumidores e dados pessoais de seus clientes e parceiros. Isso tudo envolve uma tecnologia e um processo de mapeamento de dados, com gestão do ciclo da informação, que deve ter, ainda, uma auditoria independente de sistema.

“Os dados pessoais a que temos acesso precisam ser acompanhados desde que são, pela primeira vez, registrados até o momento de seu descarte obrigatório, mantendo um olhar cuidadoso durante todo o ciclo de vida de cada dado”, destaca Vivian Timóteo, Compliance Officer da Bullet e DPO (Data Protection Officer), que, desde 2018, está à frente dessa função estratégica na agência.

Todo esse processo inclui ajustes de todos os contratos de trabalho, de seus clientes, fornecedores e parceiros, com a inclusão de cláusulas específicas de LGPD. A atualização de seu Código de Ética e Conduta e de sua Política de Segurança da Informação, prevendo o respeito à LGPD e a nomeação de um DPO/encarregado de dados e realizando treinamentos periódicos para conscientização da equipe, de fornecedores e prestadores de serviços, é um processo fundamental.

Fernando Figueiredo, CEO da Bullet

crédito: divulgação

“E como isso se concretiza nas dezenas de promoções criadas e implementadas pela Bullet? Desde a tecnologia implantada até o banco de dados tiveram que sofrer ajustes. Além do consumidor dar opt-in em cada processo, do lado da agência, damos acessos diferenciados para cada envolvido no processo. Como todas as promoções da Bullet têm BI e dashboards de controle em real time, o cuidado com o fluxo da informação é redobrado e adequado a cada cliente”, explica Fernando Figueiredo, CEO da Bullet.

Os produtos do marketplace da agência, que estão sendo lançados ao longo deste ano, como a plataforma PODE, já nascem em conformidade com a lei. “É preciso pensar desde o início”, reforça Vivian.

A primeira edição do Código de Ética da Bullet foi lançada em 2016. A versão atualizada inclui a Política de Segurança de Informação e contempla a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, solicitando que seus prestadores de serviços, fornecedores e parceiros mantenham o dever de confidencialidade, sigilo e integridade dos dados pessoais a que tiverem acesso.

O Código de Ética e Conduta e a Política de Segurança da Informação estão disponíveis no site da empresa, em www.bullet.com.br, no ícone “Compliance”.

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