ertencente a Mondelez Brasil, Lacta apresenta mais uma narrativa dentro do posicionamento “Cada pedacinho aproxima”. A marca, que celebra 110 anos em 2022, lança seu primeiro filme deste ano também baseado em uma história real, para começar uma conversa emocionante sobre a construção de memórias especiais ao lado de quem amamos, pensando na data mais gostosa do ano, a Páscoa, época reservada para compartilhar momentos e cultivar relações.

Chamado de “Memórias”, o filme mostra um avô e um neto prestes a começar uma partida de dama. O avô, que sempre costumava jogar xadrez nos tempos de juventude, demonstra esquecer algo importante sobre o jogo: as peças. Para fazê-lo relembrar e o jogo não parar, o neto tem uma ideia que rapidamente se transforma em um gesto de carinho, substituindo as peças por quadradinhos de chocolates Lacta no tabuleiro. Assim, ao comer a peça do adversário, os dois podem também se deliciar.

Lacta traz para essa campanha uma história inspirada no avô Juan e no neto Joaquim, consumidores fieis da marca, seguindo a estratégia de humanizar suas comunicações e afim de estreitar o relacionamento com os consumidores gerando identificação. A ação contou com a consultoria de Tatiana Gracia, diretora de Marketing Excellence na Mondelez Brasil, que atualmente está se especializando em Gerontologia, que é o estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano.

“Como profissional, um dos meus objetivos é trazer humanização para o marketing, para cada vez mais olharmos para essa área com o ser humano no centro de tudo o que fizermos. Essa campanha teve um resultado muito especial que vai trazer mais visibilidade ao tema, ressaltando a importância das relações nesse momento da vida e demonstrando como um simples gesto de um ente querido pode transformar um momento delicado e constrangedor em uma lembrança especial. O gesto daquele neto mostra a importância dos laços familiares. De uma maneira criativa, ele traz uma solução genuína e fortalece a relação com o avô por meio da empatia e amizade, muito necessárias nesse momento da vida”, comenta Tatiana.

Segundo Renata Vieira, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil, a mensagem da nova campanha tem 100% de conexão com o propósito da marca. “Estamos há 110 anos colecionando momentos especiais com os nossos consumidores e nossa estratégia é contar essas histórias incentivando cada vez mais as relações verdadeiras. O propósito de Lacta é sobre a intimidade das relações, sobre com quem você divide seu Lacta, com quem você cria memórias e fortalece laços. A Páscoa é uma data sobre conexão e devemos celebrar ao lado de quem amamos. A data vai muito além de ovo, que é só 20% das vendas da época. Trata-se de um momento importante para nós, como líderes de mercado, marcamos presença de forma emocional”, explica.

Com lançamento no dia 13 de março, a campanha apresenta um plano de mídia com filmes de 15” e 30” segundos, com veiculação na TV aberta e no ambiente digital, além de OOH. “A gente acredita no potencial das histórias reais. Em trazer inspiração para a vida das pessoas, seja com pequenos quadradinhos de chocolate, seja com pequenos momentos do nosso dia a dia”, comenta Edgard Gianesi, diretor de criação executivo da DAVID.

Lacta 110 anos

Este ano, a Lacta, pertencente a Mondelez Brasil, completa 110 anos de história e a celebração acontece regada a boas perspectivas. O mercado brasileiro de chocolates produziu 511 mil toneladas entre os meses de janeiro e setembro de 2021, segundo dados da ABICAB — Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas –, um crescimento de 44% em relação ao ano anterior, sendo que a marca teve um crescimento de mais de 20% em seu faturamento no mesmo período, mostrando um ritmo acelerado e reforçando a liderança na categoria. Lacta tem uma trajetória inovadora e pioneira, repleta de produtos de alta qualidade, que marcam a vida dos consumidores. Alguns exemplos das inovações ao longo dos anos são os icônicos Lacta Diamante Negro, Lacta Sonho de Valsa, Lacta Ouro Branco, Lacta Laka e Lacta Shot, por exemplo, e a entrada no segmento dark, em 2019, com Lacta Intense, que impulsionou o segmento de chocolates meio amargos.

FICHA TÉCNICA
Agência: DAVID
Campanha: Memórias
Cliente: Mondelez
Produto: Lacta
Global CCO: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
Global PR Director: Sandra Azedo
Diretores Executivo de Criação: Edgard Gianesi, Renata Leão
Diretor de Criação: Guiga Giacomo
Redator: Filipe Rosado, Lucas Menegotto
Diretor de arte: Felipe Revite, Raphaela Filippetto
Produção: Fernanda Peixoto, Mariana Marinho
Atendimento: Carolina Vieira, Natalia Rakowitsch, Karen Sousa, Stefani Oliveira
Planejamento: Luciana Mendes, Tallita Alves, Aline Nunes
Head de Inovação e Tecnologia: Toni Ferreira
Social Media: Marcelo Reis, Angela Andrade
Mídia: Marcia Mendonça, Carolina Chadi, Felipe Braga, Renata Oliveira, Fernanda Vieira, Jonathan Machado

MONDELEZ
Cliente: Álvaro Garcia, Renata Vieira, Samara Barros, Amanda Affonso, Gabriel Chan
SNACK TALK MONDELEZ BRASIL: Priscila Borges, Marilia Marcela, Luiza Moraes, João Capusso, Thelma Tanaka, Rafael Silva, Giovanna Serafim e Hellen Villarroel

PRODUÇÃO
PARCEIRO GLOBAL DE PRODUÇÃO: MEDIA﹒MONKS
Diretor de atendimento: Paulo Saias
Account Supervisor: Paulo Oda
Executive Creative Director: Tarso Soares
Executive Producer: Chica Mauger
Producer: Biba Werdesheim, Rodrigo Alvarado, Cris Almeida
Project Manager: Vinicius dos Anjos
PostJorge Bannoki: Post Production Supervisor
Motion Graphics: Danilo Camilo

PRODUTORA DO FILME: BOILER FILMES
DIREÇÃO: Nixon Freire
PRODUTOR EXECUTIVO: Marcella Feo, Juliana Martellotta
ATENDIMENTO: Larissa Perrotta, Mary Lacoleta, Babi Kosloff
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Marcella Feo, Rafaela Muniz, Juliana Salviano, Michel Nogueira
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Luciano Arturo
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Nixon Freire
DIREÇÃO DE ARTE: Ana Henriques
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Anderson Lorran
FIGURINISTA: Guga Saraiva
MONTAGEM: Renan Chagas
COORDENADOR DE PÓS: Fezão Barbieri
FINALIZADOR: Rafael Barão
PÓS PRODUÇÃO: Flow Effects
PRODUTORA DE AUDIO: Punch Audio
COLOR GRANDING: Marla Color Granding

PRODUTORA DE AUDIO: PUNCH AUDIO
Produtor: Mariano Alvarez
Criação: Tony Berchmans
Atendimento: Lili D.Aragoni, Ale Pais e Fernanda Garroux
Coordenação de Produção: Juliana Pontes e Paula Pedroso
Mixagem e finalização: Gustavo Guanaes, Fernando Martinez, Vitor Costa Souza