O MasterChef Brasil retoma o formato original com 23 participantes vindos de todos os cantos do país, um eliminado a cada semana, novas dinâmicas na competição, muitos convidados e um grande vencedor no final em sua nova temporada com cozinheiros amadores. O tempero da atração também ganha um ingrediente especial. Helena Rizzo, a chef brasileira mais premiada no mundo, chega para apimentar o clima ao lado de Ana Paula Padrão, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo BandPlay. A partir de 9 de julho, a atração também será exibida toda sexta-feira, às 19h40, no canal Discovery Home & Health.

A nova temporada estreia com todas as cotas vendidas. Amazon, Brastemp, Britânia, Claro, Seara, Sumup e TikTok são cotistas master. Já as cotas de patrocínio foram fechadas com Cacau Show, Diageo, Eisenbahn, Hoteis.com, Renata, Samsung e Xantinon. Veja é cotista de participação e o top de cinco segundos é da Piracanjuba. Também foram negociados formatos exclusivos de branded content com Colgate, Garibaldi e Oxford.

“O MasterChef Brasil é um conteúdo super relevante, que se adapta a todas as plataformas e é sinônimo de gastronomia no Brasil. As marcas parceiras entendem isso, criam as suas próprias experiências, compreendendo que o MasterChef tem um propósito muito grande e é um dos poucos programas da televisão brasileira que deixa um legado. Isso faz com que a atração, todos os anos, bata seu recorde de arrecadação comercial. O resultado é muito positivo”, avalia Cris Moreira, diretor geral de comercialização do Grupo Bandeirantes.

Uma outra novidade é a volta de ex-participantes. Daphne e Eduardo, que se aventuraram no MasterChef Júnior em 2015, retornam para mostrar toda a evolução na cozinha depois de atingirem a maioridade. Enquanto isso, Heitor, Juliana A. e Renato, que estiveram na edição do ano passado, buscam uma nova chance de mostrar o talento diante das panelas.

Diante da pandemia, os protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reforçados. Pela primeira vez na história do programa, os participantes ficaram confinados em um hotel em São Paulo antes e durante as gravações com o objetivo de preservar os competidores. Além disso, o programa ganhará um novo cenário, com as bancadas totalmente reformuladas.

Para Ana Paula Padrão, a estadia obrigatória dos competidores no hotel é um ingrediente que pode ser levado tanto para o bem quanto para o mal quando o assunto é disputa. “O confinamento foi uma medida para que conseguíssemos conviver com essa situação de emergência sanitária no Brasil, mas obviamente isso tem impacto no jogo porque é um elemento a mais de pressão sobre os participantes. Eles estão há mais tempo longe das famílias, sendo continuamente testados na relação entre si, e se existe uma antipatia, ela pode evoluir para o ódio mortal. Se tem uma afinidade, isso pode progredir para uma estratégia de jogo, de ‘vamos juntos até quando der’. Eu acredito que seja uma pimenta na edição que a gente nunca teve e que colabora bastante para a emoção ficar ainda maior”.

Muitos convidados ilustres vão passar pela edição deste no ano. Pessoas que são destaque em suas respectivas áreas, mas que têm uma relação de amor pela gastronomia. O público vai conhecer o lado cozinheiro de grandes artistas brasileiros, como o sambista Diogo Nogueira e a sertaneja Naiara Azevedo, que vão dividir as panelas com os participantes. Fabiano Menotti, Zeca Camargo, Duda Beat e Felipe Titto são alguns dos outros famosos que já participaram das gravações.