A Zespri, empresa neozelandesa na produção de kiwis, anuncia a mudança da sua identidade visual no Brasil e passa a assinar ZespriVita. Com investimentos em marketing, que somam cerca de R$ 3 milhões este ano, a empresa está de olho no aumento do consumo de kiwis importados no Brasil que, nos últimos 5 anos, apresentou um crescimento de 18%, atingindo US$ 43 milhões em 2018, o que equivale a 29 mil toneladas, segundo o Comtrade, banco de dados de estatística. O país está entre os 10 maiores consumidores de frutas do mundo.
Para divulgar as principais propriedades nutricionais do Kiwi – seu alto teor de vitamina C e o reforço imunológico – ao público consumidor e assim incentivar o consumo da fruta, a marca coloca no ar a campanha “100% da Vitamina C em uma só fruta”, desenvolvida pela agência Craft Worldwide, agência do grupo McCann, localizada em Singapura. Composta por 9 peças entre vídeos e posts estáticos, a campanha será veiculada de agosto a novembro no Facebook, Instagram e Youtube com o objetivo de atingir 10 milhões de visualizações.
Neste ano, além do canal digital, a Zespri apostou na mudança das embalagens, que agora traduzem o manejo e cuidado com a fruta desde a colheita, e destacam a polpa suculenta das duas variedades de Kiwi: Green e SunGold™. Durante a pandemia e o isolamento social, o e-commerce foi outra aposta para incentivar a degustação. Por meio de uma parceria com grandes redes, como Pão de Açúcar e James (uma startup do GPA que faz entregas de compras de supermercado a restaurantes, farmácias e outros) cerca de 50 mil amostras grátis foram enviadas aos consumidores junto com as cestas de compras on-line. “Aproveitamos o aquecimento das compras on-line para proporcionar experimentação e estimular o consumo. O resultado tem sido bastante positivo, visto que, apesar do ano atípico com as pessoas limitando as visitas aos supermercados, as vendas continuaram bastante aquecidas nesses primeiros meses da temporada”, comenta Regina Carmagnani, gerente de marketing da Zespri no Brasil.
Apesar de ser distribuído em todo território nacional, São Paulo é o principal mercado para os kiwis Zespri, respondendo por cerca de 60% do volume vendido, seguido pelas regiões Nordeste e Sul ambas com aproximadamente 20% de participação.