Skip to main content

A onda de ataques hacker da última sexta-feira, 12, considerada por especialistas como a maior da internet em todos os tempos, quando mais de cem países incluindo o Brasil foram afetados, fez com que a moeda digital Bitcoin novamente ganhasse destaque mundial. Mas, afinal, o que é Bitcoin? E por que os invasores sempre escolhem a criptomoeda para o “resgate” dos sistemas “sequestrados”?

“Bitcoin é uma moeda digital que permite a realização de transações eletrônicas com a mesma eficiência dos pagamentos com cédulas físicas. São pagamentos rápidos, baratos e sem intermediários, que podem ser feitos por uma pessoa a outra, em qualquer parte do mundo, sem limite mínimo ou máximo de valor e em poucos minutos. Essa forma de pagamento ainda não é regulamentada pelos sistemas financeiros dos países e pode ser usada para qualquer finalidade, lícita ou não”, afirma Sandra Turchi, professora, consultora e especialista em marketing digital.

Segundo Turchi, diferentemente das transações convencionais, a criptomoeda proporciona maior confidencialidade. “Não significa, no entanto, que não possam ser rastreadas. O próprio site da moeda digital deixa isso bem claro”, alerta a especialista. “Mas, como podem ser criadas sem o uso de uma identidade real, apenas a carteira digital e as transações podem ser rastreadas. Enquanto opera com a moeda, o usuário, em tese, não pode ser fisicamente identificado. Isso só pode ser feito quando ele efetua a ‘conversão’ de Bitcoin para dinheiro real”, completa Sandra Turchi.

Para evitar ser vítima dos que fazem uso ilícito da moeda virtual, a especialista, recomenda algumas medidas: “atualize sempre o seu sistema operacional, tenha um bom antivírus instalado, tenha uma cópia de segurança dos arquivos em outras plataformas, e nunca abra arquivos desconhecidos”, aconselha.

Sandra Turchi – Sócia-diretora e fundadora da Digitalents (www.digitalents.com.br), Sandra Turchi é professora, consultora e palestrante em temas relacionados a marketing, estratégias digitais e e-commerce, entre outros. Indicada pela revista norte-americana “SMMagazine” como um dos vinte profissionais de marketing mais influentes do mundo nas mídias sociais, é autora de “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”, publicado em 2012 pela Editora Atlas, além de articulista em veículos de comunicação.

Social Media Week São Paulo destaca as tendências digitais em 280 atividadesDigital

Social Media Week São Paulo destaca as tendências digitais em 280 atividades

RedaçãoRedação15/08/2018
Programas de fidelização não são mais eficazes, segundo AccentureNegócios

Programas de fidelização não são mais eficazes, segundo Accenture

RedaçãoRedação08/05/2017
Digital Trade Marketing: uma nova forma de aumentar as vendas no e-commerceOpinião

Digital Trade Marketing: uma nova forma de aumentar as vendas no e-commerce

RedaçãoRedação14/08/2018

Leave a Reply