Diariamente, mulheres passam por diversas situações abusivas. Seja na rua, no trabalho, na roda de amigos ou até dentro de casa. Em uma sociedade patriarcal, as mulheres precisam batalhar em dobro para terem seus direitos respeitados e conseguirem agir contra práticas machistas. Pensando nesse contexto, Halls, marca da Mondelēz Brasil, lança a campanha #RespiraFundo e Lute pelas Mulheres, como uma continuidade aos projetos iniciados em 2020. A campanha, criada pela agência DAVID, baseia-se no posicionamento da marca que estimula as pessoas a “respirar fundo” e agirem diante de um desafio.

A campanha conta com um filme que será reproduzido nas principais plataformas digitais da marca, um time de influenciadoras para falar sobre o assunto (Hana Khalil, Alexandra Gurgel e Magá Moura) e que receberá uma edição exclusiva dos produtos, com frases e contextos comuns enfrentados pelas mulheres, incentivando o combate ao machismo. O objetivo é continuar estimulando a reflexão sobre as mudanças necessárias desses hábitos e reforçar que não basta dizer um “não ao machismo”, mas sim respirar fundo para AGIR.

Em 2020, a marca promoveu outras ações de apoio às mulheres, dando destaque às suas áreas de atuação, como o patrocínio da surfista Maya Gabeira, a lutadora de MMA Amanda Ribas e a jovem skatista Atali Mendes além de ter participado da ação de Guaraná Antártica em prol das mulheres no futebol de base, ambientes tradicionalmente machistas do esporte.

No filme #RespiraFundo e Lute pelas Mulheres, com criação propositalmente minimalista, é possível sentir o impacto do machismo no dia a dia das mulheres, explorando algumas frases-gatilhos tradicionalmente presentes no cotidiano, e muitas vezes tidas como inofensivas.

Falaram que aquela vaga não é pra você? Respira fundo e confie em você” 

“Não é esporte pra mulher? Respira fundo e mostre que é” 

“Acha que está num relacionamento abusivo? Respira fundo e se abra com uma amiga” 

“Te disseram que toda mulher nasceu pra ser mãe? Respira fundo e viva como você quiser” 

“Criticaram seu corpo? Respira fundo e ame-o com o ele é”  

“Ouviu briga de marido e mulher? Respira fundo e disque 180”  

Para ampliar a conversa, Halls convidou as grafiteiras Carolina Folego (@afolego), Regina Elias (@soberanaziza), Jaqueline (@poucatintamuitagana) para produzirem um grafite no próprio dia 8/3 em Pinheiros (Rua Irmão Lucas com Lacerda Franco) em São Paulo. A arte representa a força das mulheres a partir da releitura da pose da mulher maravilha – com peito aberto e braços na cintura (comprovadamente uma posição que empodera) – melhora a autoconfiança, autoestima e ajuda as pessoas a respirarem mais fundo antes de enfrentarem uma situação difícil.

Tags :