Skip to main content

O Natal brasileiro é feito de misturas. Cada casa vive o seu, com tradições, ritmos e sabores próprios, porque é da natureza do brasileiro fazer diferente. Neste Natal, a Natura reinterpretou os tradicionais signos natalinos de uma forma bem brasileira em sua campanha para celebrar a data, que teve como primeiro movimento o filme “Natais do Brasil”.

E poucos signos são tão representativos desta comemoração quanto a árvore de Natal. Já parou pra pensar por que usamos pinheiros se a biodiversidade brasileira é tão diversa? Se podemos usar jabuticabeiras, castanheiras, pitangueiras, açaizeiros, árvores tão ricas no formato quanto em seus frutos?

No seu novo filme, “Castanheira de Natal”, que estreia hoje nos canais digitais, a Natura foi até o coração da Amazônia celebrar a data com uma comunidade com quem tem profunda ligação, Iratapuru, fornecedora do óleo de castanha usado em produtos da linha Ekos desde 2003.

Os moradores foram convidados a transformar uma castanheira, árvore símbolo do local e principal fonte de renda da comunidade, em uma verdadeira árvore desses Natais do Brasil. Para a decoração dessa árvore, que enfeitará a comunidade até o dia 06 de janeiro, foram usadas luzes e artesanato feito com materiais naturais.

Considerada a rainha da floresta, a castanheira é uma das árvores mais altas, antigas e belas da Amazônia, intimamente ligada à cultura das populações tradicionais locais.

“Levar essa celebração para essa comunidade foi a forma de agradecermos a esses grandes parceiros, que contribuem para manter a floresta em pé e preservar essas árvores tão importantes para a biodiversidade brasileira, em uma época em que todos buscamos celebrar conquistas juntos. Buscamos sempre valorizar as nossas tradições, nossos ícones, que no fim traduzem do que somos feitos, a nossa essência tão brasileira e diversa”, afirma a vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares.

“Conhecer a comunidade de Iratapuru, que vive das gigantes castanheiras da Amazônia, foi uma experiência única. É lindo o orgulho e a ansiedade que sentem quando chega a época de partir rumo aos castanhais. O cuidado com que extraem as castanhas é um aprendizado que passa de pai para filho. Juntos, enfeitamos esse símbolo tão importante para a comunidade transformando-o numa verdadeira árvore de Natal do Brasil. A primeira de muitas a celebrar. Afinal, por que usamos pinheiros na decoração de Natal se a biodiversidade brasileira é tão vasta e rica?”, complementa Renata El Dib, diretora de criação da Africa.

FICHA TÉCNICA
Título: Castanheira de Natal
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Natal
Duração: 1×2′ + 1×60″ + 1×30″ + 3×10”
CCO: Sergio Gordilho
Diretor de Criação: Renata El Dib / Pedro Bullos
Diretor de Arte: Renata El Dib / Marina Cota / Michel Morem / Linus Oura
Redator: Pedro Bullos/ Felipe Lermen / Felipe Silva / Tiago Abreu
Conteúdo: Gabriel Marchi
Atendimento: Cintia Hachiya / Verônica Gordilho Araújo/ Fernanda Feldmann / Juliana Ailt
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Rodrigo Medeiros /Rodrigo Vieira/ Rebeca Segnini
Planejamento: Rodrigo Maroni / Marina Pires / Fabiana Andreoli
Produção/ Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Eduardo Machado
Produtora de Imagem: Academia de Filmes
Direção: André Ferezini
Produção executiva: Paulo Schmidt
Coordenação de produção: Duda Marujo / Michele Labiapari
Atendimento: Jana Kam / Dimitria Cardoso
Diretor de Fotografia: Edu Ruiz
Drone: Laurent Refalo
Diretor de Arte: Marcos Botassi
Montagem: Isabela Balbo
Finalizador: Mauro Amar
Pós Produção: Academia de Filmes
Cor: Psycho n¹look
Produtora/som: S de Samba
Atendimento/som: Meg Magro
Diretor Musical: Wilson Simoninha / Jair Oliveira
Produção Musical: Rafael Silvestrini / Rodrigo Monteiro / Pedro Caldas / Thiago Gamque / Rafael Mancini
Aprovação/cliente: Andrea Alvares / Denise Coutinho / Ana Mazilli / Leticia Aiello/ Raoni Silva