Skip to main content

A primeira etapa da nova campanha do jornal O GLOBO, publicada nas páginas dos jornais O GLOBO de sexta-feira (26) e domingo (28), e do Valor Econômico nesta segunda (29), apresenta o novo posicionamento do veículo como uma marca nacional. Criada pela BETC Havas, a ação inicial conta com anúncio com o mote “O GLOBO, um jornal nacional” e reforça a evolução do jornal, que terminou o ano de 2020 e segue em 2021 sendo o jornal mais lido do Brasil, como apontam números públicos de aferição do mercado de mídia brasileiro.

Dados do Comscore, referência mundial na análise do tráfego em conteúdos na internet, mostram que O GLOBO teve uma média de 28,8 milhões de visitantes únicos por mês em 2020, liderando o segmento de grandes jornais. Em São Paulo, O GLOBO se consolidou como o segundo jornal mais lido no estado.

Nas assinaturas digitais e impressas, comparado aos grandes jornais do Brasil, O GLOBO liderou 2020 à frente de seus concorrentes em 20 das 27 unidades da federação, incluindo, além do Rio de Janeiro, todos os estados das regiões Norte e Nordeste, Distrito Federal e Goiás, como apontam dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), que há 60 anos certifica as vendas dos principais veículos no país.

Esse crescimento no meio digital, em visitantes no site e novas assinaturas, é reflexo de uma série de iniciativas pelo GLOBO, um trabalho consistente e focado de mudança cultural na redação.

Essa campanha, brilhante do ponto de vista criativo e de comunicação, reflete os resultados que muito nos orgulham e que são fruto de um trabalho consistente, focado e apaixonado que nossa equipe vem desempenhando nos últimos cinco anos. Quebramos paradigmas, testamos, erramos, aprendemos. Estou seguro em afirmar que mudamos a cultura sem perder a essência. Somos hoje um time que entende os desafios de monetização e as preferências e mudanças de hábitos dos leitores no mundo digital. O caminho ainda é longo, mas os resultados que estamos colhendo agora são muito encorajadores para a nossa construção de futuro”, destaca Frederic Kachar, diretor geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio.

Além deste primeiro anúncio, publicado nas páginas dos jornais O GLOBO e Valor Econômico, a campanha também contará com desdobramentos ao longo dos próximos meses, que contemplarão filme para TV, materiais impressos, digitais e out of home.

De acordo com Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO, “a campanha traduz perfeitamente os esforços feitos nos últimos anos na redação do GLOBO, que busca em cada passo, da produção de conteúdo à escolha de seus colunistas, ser o jornal dos brasileiros”.

A campanha é um esforço conjunto com um trabalho constante de entender as necessidades dos leitores e entregar uma experiência cada vez melhor na forma e no conteúdo dos produtos editoriais. Um exemplo recente é a ampliação do time de colunistas, que trouxe à equipe do jornal nomes importantes como Vera Magalhães, Malu Gaspar, Pablo Ortellado, Zeina Latif, entre outros.

“O Globo é hoje o jornal mais lido do país, no impresso e digital. Sua história se iniciou no Rio de Janeiro, mas com a força do digital, sua presença, tradição e credibilidade jornalística se espalharam por todo o país. Para nós é um orgulho começarmos a fazer parte dessa trajetória, mostrando que essa potência pertence a todos os brasileiros”, comenta Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.

FICHA TÉCNICA:

Agência: BETC Havas

Cliente: Editora Globo

Produto: Institucional

CEO e CCO: Erh Ray

CBOs: Daniel Jotta a Marcos Lacerda

VP de Criação: Criação: Andrea Siqueira

Diretores de Criação associados: André Batista e Victor Castelo

Criação: Leandro Oliveira e Lucas “Madu”

Marcas & Negócios: Fabiane Veiga e Carolina Lacerda

Canais & Engajamento: Carla Gagliardi, Fabricio Duarte e Gabriela Pereira

VP de Estratégia: Agatha Kim

Produção: Anna Ferraz e Andrea Carmassi

Arte final: Carlos Valeriano, Gilmar Souza e Marcio Brusaferro

Aprovação do Cliente: Frederic Kachar, diretor geral da Editora Globo e do SGR; Alan Gripp, diretor de Redação do jornal O GLOBO; e Tiago Afonso, diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo e do SGR